> E ai, Analu! | Moda • Maquiagem • Autoestima: 5 Coisas que todo blog deve ter
English German Spain Italian Portuguese Japanese

8 de agosto de 2017

5 Coisas que todo blog deve ter

Olá meus amores, como vão?
Nesses dias estava pesquisando um pouco sobre blog, navegabilidade e como melhorar a experiência dos leitores nele.
Pensando sobre navegabilidade reuni hoje aqui no blog, algumas coisinhas que todo blog deve ter, pois vai facilitar a vida dos leitores para encontrar conteúdo relevante que os agrade.
Claro que não é obrigatório,mas essas dicas podem melhorar a vida de seus leitores e as estatísticas.
Esse é mais um post do nosso quadro Manual da Blogueira. Focado em ajudar e facilitar a vida de blogueiros e blogueiras por essa blogosfera.
Se tiver alguma dúvida, ou sugestão, deixa ai nos comentários! Sua dúvida pode virar um post!

BOTÃO SUBIR AO TOPO

Uma coisinha tão simples de fazer e simples de colocar mas que melhora a navegabilidade horrores.
É muito chato você descer lendo as postagens de um blog, e ai quando chegar ao final e quer voltar a determinada parte ter que usar a barra de rolagem. Por isso o botão subir ao topo é equipamento obrigatório, principalmente quando o conteúdo na pagina inicial do blog é extenso.

CAIXA DE PESQUISA
Imagina o leitor que chega no seu blog à procura de uma postagem específica. Ele não se lembra das tags, nem muito bem do assunto, mas ele se lembra do título da postagem. Não facilitaria a vida dele se ele pudesse pesquisar o titulo da postagem que ele leu, ou até mesmo um trecho da postagem?
A caixa de pesquisa permite que o leitor faça esse tipo de pesquisa e ache com maior facilidade postagens específicas no seu blog.

CATEGORIAS
Outra coisa muito, muito importante. 
Seja categorias com imagens, ou a listinha; manter categorias no blog é indispensável.
Digamos que seu leitor quer ver todos os DIY que tem blog, é muito mais fácil se ele apenas clicar na categoria e ir até lá e ver todos os posts sobre o assunto. 
Além de ele achar tudo que ele precisa naquela categoria, a sua taxa de rejeição irá baixar, pois ele ficará muito mais tempo no seu blog navegando pelas postagens.

REDES SOCIAIS DO BLOG NA SIDEBAR
Se você tem as redes sociais do seu blog (Instagram, facebook, youtube) é importante que você sempre chame a atenção dos seus leitores para essas redes. Seja no meio de um post, ou no rodapé, e principalmente na sidebar. É onde o leitor sempre vai e vê o que tem de bom. Chamar atenção deles para essas redes sociais ajuda na hora de ele memorizar o nome do seu blog, por exemplo.
Além é claro de ele saber de postagens novas, vídeos novos, e promoções.

PÁGINA DO BLOG 
Porque é importante ter uma página sobre o blog?
Quando eu vou ao blog e me apaixono por ele, eu logo vou entrando em tudo todas as labels, páginas e categorias, quero saber quem criou, porque criou, e como surgiu.
O leitor saber isso é extremamente precioso, pois ele se interessando pela história do blog, e pelo conteúdo vai querer voltar mais vezes.

Bom gente, essa é a minha visão a respeito de 5 coisas que todo blog deve ter. As opiniões de algumas pessoas podem ser diferentes das minhas, claro. Mas acho que isso é o básico.
Reuni isso aqui esperando poder ajudá-los a melhorar e profissionalizar o blog de vocês cada vez mais.

Fazendo esse post, percebi que algumas dessas coisas eu não tenho, e vou tratar de resolver isso logo, logo.
Mas, me digam ai? Acham que essa lista está correta? E se sim, seu blog tem tudo isso?
Bom meus amores, esse foi o post de hoje. Espero que tenham gostado!
Siga o blog, e até a próxima.
Beijos!

19 comentários:

  1. Achei bem válida as dicas e com certeza eu sinto falta dessas coisas no blog.

    ResponderExcluir
  2. Adorei bastante pois algumas que falas-te faz falta sim
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Dessa listinha, só tenho as Categorias x) Shame on me! Sempre fico enrolando pra fazer as redes sociais, parece que vai dar taaanto trabalho, mas acho uma bela divulgação né? Vou me mexer pra isso!

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. acho que tenho tudo <3 hehe
    ps: visitante nova

    ResponderExcluir
  5. Analu são itens importantes para um blog, quando o blog não tem faz falta, suas dicas bem valiosas pra gente bjs.

    ResponderExcluir
  6. Realmente são coisas essenciais que fazem parte do blog. Acho que eu tenho todos rs.
    Adorei a postagem. Boa dica pra quem ta começando também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa preciso colocar a barra de pesquisa..VDD faz todo sentido para agilizar quem busca determinado conteúdo

    ResponderExcluir
  8. Dicas maravilhosas. Acredito que tenho todos. Kkkk Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  9. kkkk vou providenciar, o meu não tem o botão de voltar ao topo rsrs!

    ResponderExcluir
  10. quando eu comecei o blog ficava doida pois achava que era muita coisa pra fazer mais realmente essas coisas nao podem faltar
    Coisas da Vida

    ResponderExcluir
  11. Tento seguir ao maximo, concordo com você e e acho que essas ferramentas são essenciais, beijos

    ResponderExcluir
  12. Gostei das dicas...eu não tenho botão pra subir ao topo!! Vou colocar, Obrigada bjs

    ResponderExcluir
  13. Vou providenciar o que falta no meu blog!! Obrigada pelas dicas! Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Que dicas otimas para a blogosfera, tem algumas plataformas que não oferecem a seta de subir mais acho importante também. Beijos

    ResponderExcluir
  15. No meu tem tudinho!
    Mas essa dica vai ajudar muita gente que está começando!!!!
    Gostei muito
    Bjs.:
    http://keilyces.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas! Só me falta colocar o botão para subir na página. Vou colocá-lo :P
    Mil beijos,
    Celina
    Only Dreamcatcher

    ResponderExcluir

Ficaria muito feliz em saber o que você achou deste post. Então, não deixe comentar.
Isso é um incentivo ao meu trabalho.
Ao comentar lembre-se de algumas coisas:

• Respeitar ao próximo é primordial.
• Expor suas opiniões? pode.
• Fazer criticas? pode. Desde que sejam construtivas.

Adoro ver comentários, por que vejo que vocês estão lendo meus posts, gostando ou não; gosto de saber que alguém leu. :)

© CHARMOSAS IDEIAS - 2019. Todos os direitos reservados. Criado por: Analu Andrade. Tecnologia do Blogger. imagem-logo