> E ai, Analu! | Moda • Maquiagem • Autoestima: 5 vídeos que vão te ajudar a entender que gordofobia não é mimimi
English German Spain Italian Portuguese Japanese

31 de julho de 2018

5 vídeos que vão te ajudar a entender que gordofobia não é mimimi


Oie pessoinhas, como vão vocês?
Eu vou muito bem obrigado.
No post de hoje eu vim falar pouco com vocês, e mostrar mais.
Sou uma pessoa em constante processo de aceitação. sou gorda, cresci com a ideia de que eu teria que ser magra. Dieta, emagrecimento, efeito sanfona, e tudo de novo. E acreditem ou não, tudo isso antes dos 17 anos. De mais ou meno uns dois anos pra cá, comecei a aceitar que tudo bem eu ser gorda, e de que eu não preciso me encaixar num padrão para ser aceita. Essa história é com certeza algo a ser contada com mais detalhes num futuro próximo, então aguardem.
Durante esse meu processo, eu não acompanhei nenhum canal especifico, mas, recentemente me apeguei a um canal, e os ensinamentos que estou tendo são valiosos, e eu gostaria de ter conhecido ele a um ano ou dois.
Quer ver que vídeos são esses? VEM COMIGO!
Primeiramente, vamos entender o que é gordofobia?
Piada, bullyng, preconceito, discriminação. Gordo não é piada, migas.

Procurando me informar mais sobre body positive, auto aceitação e tal; conheci o canal Alexandrismos, que é um canal criado pela Alexandra Gurgel, que viveu por anos com complexos em relação ao seu corpo. Depois de uma busca incessante por autoconhecimento, ela começou com vídeos sobre body positive, amor-próprio, autoestima, cabelo, saúde mental e relacionamentos.

O primeiro vídeo que assisti foi esse:
RESPOSTA AO DANILO GENTILI #GordofobiaNãoÉPiada
Esse vídeo ela responde o Danilo Gentili por uma treta que rolou. Gosto de acompanhar as tretas, principalmente quando são com caras babacas como ele; que tratam assuntos delicados como piada.
Esse vídeo foi a minha inserção ao Alenxandrismos e a partir daí não parei mais.

Depois vi este: NARA ALMEIDA E DIELLY SANTOS: 2 MORTES, 1 CONCLUSÃO. Um vídeo preciosíssimo falando de duas mortes que repercutiram muito, e as duas de forma muito diferente.
 
Pra quem não sabe, a Dielly se matou por conta de gordofobia que vinha sofrendo, e quando ela morreu, choveu gente hateando ela de uma forma horrorosa, e ver esse vídeo e da Xanda, me levou a pensar, se depois de morta ela passou por tudo isso, o que ela sofreu em vida foi igual? Ou pior?
O vídeo, nos leva a comparação de duas repercussões diferentes.
E por favor, assistam antes de comentar. Muita gente hateou esse vídeo por assistir pela metade, e achou que ela de alguma forma está invalidando a morte da Nara, mas ao assistir o vídeo completo você entende exatamente a mensagem que ela quis passar com esse vídeo.
Outro vídeo que seria legal é o da Mayra, que fala do mesmo assunto, mas de uma forma diferente. Trata de empatia seletiva.

Mais um vídeo, esse eu acho é assim uma aula!
10 COISAS QUE EU PENSO SOBRE MUSAS FITNESS
Esse vídeo mostra diversos pensamentos da Xandra sobre as musas fitness.
Gente, assistam esse vídeo até o final pelo amor de Deus.

Esse aque é um RESPOSTA À KARYNA RANGEL: PELO "DIREITO" DE SER ARTIFICIAL. No qual ela comenta sobre o vídeo da Karyna Rangel que viralizou por aí.
Eu adoro a Karyna, acho ela uma intérprete incrivel, e depois de assistir o vídeo da Xanda, comecei a entender certos aspectos desse discurso da Karyna que eram realmente problemáticos.

E o ultimo vídeo dessa playlist que preparei para vocês, é uma aulinha de palavras gordofóbicas para você tirar do eu vocaulário.
Expressões problemáticas, sem mais. Só aceitem.

Outros vídeos que quero compartilhar com vocês, é a playlist Body Positive – Autoestima – Aceitação – Gordofobia do canal Bernardo Fala.

Em contrapartida a esse movimento lindo, temos claro as pessoas que vão contra.
Gente que vai à canais assim somente para disseminar ódio, e dizer que todo gordo é doente, que gente gorda vai morrer mais rápido, que pessoas gordas se odeiam e estão sempre tentando emagrecer; que falta vergonha na cara; falta de vontade; que estão insatisfeitas com seus corpos, que não se amam.
Maaaaas, meus queridos; o que ninguém te conta, é que ser gordo não é doença. Vou te contar um segredo - mas você pode contar para todo mundo - : existe gordo saudável, e magro saudável; assim como, tem gente magra que está doente, e gente magra doente também.
E para fechar com chave de ouro decidi colocar um vídeo bonus, porque enquanto eu fazia esse post estava ouvindo ele, e achei que não poderia faltar.

Ah, e claro, preciso lembrar que existem os haters, que dizem que isso é mimimi, que o mundo está chato.
Mas imagina como o mundo sempre foi chato para quem não consegue achar uma roupa do seu tamanho; que não senta em cadeiras de plástico por que vão quebrar; que passou a infância e adolescência inteira sofrendo bullyng; que não consegue usar um cinto de avião; que é excluída; para essas pessoas, o mundo está chato a muito tempo. E conforme o mundo deixa de ser chato para nós, começa a ser chato para você? Que agora não pode mais zuar gordo; discriminar gente gorda; fazer piada com gente gorda?
O mundo não precisa ficar chato para você! Você não precisa diminuir a luta do outro pra se divertir, para se sentir bem; pense nisso.

Esse é o post de hoje, eu espero que vocês tenham gostado.
Aguardo vocês no próximo.
Valeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaria muito feliz em saber o que você achou deste post. Então, não deixe comentar.
Isso é um incentivo ao meu trabalho.
Ao comentar lembre-se de algumas coisas:

• Respeitar ao próximo é primordial.
• Expor suas opiniões? pode.
• Fazer criticas? pode. Desde que sejam construtivas.

Adoro ver comentários, por que vejo que vocês estão lendo meus posts, gostando ou não; gosto de saber que alguém leu. :)

© CHARMOSAS IDEIAS - 2019. Todos os direitos reservados. Criado por: Analu Andrade. Tecnologia do Blogger. imagem-logo