> E ai, Analu! | Moda • Maquiagem • Autoestima: Se hackearem seu blog você perde tudo? Saiba como salvar o seu conteúdo
English German Spain Italian Portuguese Japanese

30 de maio de 2017

Se hackearem seu blog você perde tudo? Saiba como salvar o seu conteúdo

Oi gente, tudo bom?
Eu vou bem, mas tenho uma noticia ruim... Uma blogueira muito querida teve seu blog hackeado, e isso me deixou preocupada.
Não sei como aconteceu, mas fiquei sensibilizada porque ela perdeu todo o blog, comentários, fotos, tudo. E ai, eu pensei que se ela soubesse dessas dicas antes de tudo acontecer, ela poderia ter recuperado pelo menos o conteúdo dela.
Então para que isso não aconteça com mais ninguém que lê o meu blog, vou ensinar algumas dicas, quer aprender a como proteger seu conteúdo? Vem comigo!
Nós vamos trabalhar com três tipos de situações hipotéticas, ok?
  1. O blog foi hackeado e você não conseguiu recupera-lo.
  2. Ele foi hackeado; você não conseguiu recuperá-lo; mas você tem um domínio pago.
  3. Você conseguiu recuperá-lo, porém todo o conteúdo foi apagado e seu template modificado. 
Essas situações são apenas para que vocês entendam melhor como lidar caso isso aconteça, e se prevenirem.

Situação 1
Ixi ! Você não conseguiu recuperá-lo e o domínio era gratuito? 
O que você pode fazer é criar um novo blog, com um nome semelhante, ou diferente, e importar todo o conteúdo previamente salvo no seu computador.

Situação 2
Ah, que bom ! Você tem um domínio pago! Como na situação anterior, você teria que criar um blog novo, e importar o conteúdo. Porém com o mesmo nome. Mas, como? Na sua conta do seu provedor de domínio, você irá modificar o site ao qual aquele domínio pertence.

Situação 3
Depois de muita peleja e oração, você conseguiu! Mas todo o conteúdo sumiu ! Tudo apagado! 
O que você pode fazer é importar o seu template, e seu conteúdo previamente salvo!

Como salvar o conteúdo do blog?
Como se prevenir?
Calma, vou ensinar.

Para salvar o seu template atual:
No painel do seu blog vá em Tema, e clique no canto direito da tela em "Fazer backup/restaurar".
Depois, clique em "Fazer Download do tema". Caso seu template seja baixado da internet não precisa, porque provavelmente você tem ele ai.
Mas, se o seu template foi por encomenda, e você não tem ele nos seus arquivos, faça isso.
E ainda, se você modificou um template para ficar a seu gosto, também faça isso.

Depois de salvar em uma pasta de sua escolha, está tudo certo!


Para salvar o seu conteúdo:
Descobri essa por acaso, e sempre uso nas minhas encomendas de template porque ficar fazendo postagens de teste, não é algo muito legal.
Atente-se ao fato de que o conteúdo salvo serão páginas, postagens e comentários.
Para isso vá em Configurações>Outros e clique em "Fazer backup do conteúdo"
Após isso salve na pasta junto com o seu template para você não perder nenhum dos dois.
Esse backup não é automático, então você precisa fazer de tempos em tempos.
Uma vez por mês, uma vez por semana, você decide!

Mas, e os gadgets?
Pois é, menina! Se houver um jeito de salvar os gadgets eu o desconheço. 
Mas, o que pode ser feito, é você copiar os códigos dos gadgets que você não pode perder e salvar no bloco de notas um a um.

E agora que você já tem essas dicas, mantenha seu precioso conteúdo seguro!
Então, no post de hoje é só isso.
Então, tchau!
Ah, e você já se inscreveu em meu canal? Se não, a hora é agora !
Beijos! Até mais :)

20 comentários:

  1. Que legal! vou fazer todos para ter tudo salvo Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Uau, amei seu post, não sabia como deixar meus conteúdos à salvo. Obrigado por compartilhar! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Super dica e bem importante, se eu perder meu blog eu surto! kkk bjo

    ResponderExcluir
  4. Suas dicas super importante para todos os blogueiros, eu sempre estou fazendo um backup é melhor sempre se prevenir, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Suas dicas super importante para todos os blogueiros, eu sempre estou fazendo um backup é melhor sempre se prevenir, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Nossa excelente essa sua dica vou até salvar aqui pra fazer depois.
    Acho que todo mundo deveria saber disso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa!!! Amei as dicas da sua postagem... não sabia de nada disso... obrigada por nos passar dicastão valiosas!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Analu que informações valiosas 😊
    São coisas que não esperamos que aconteça, mas temos que atentar para isso. Obrigada por nos lembrar.Bjus 👄

    ResponderExcluir
  9. Me deu até um frio na barriga só em pensar perder o conteúdo...vou tentar fazer pelo menos o backup uma vez por mês..e estou providenciando meu próprio domínio...bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nunca tinha pensado nisto, vou tomar as devidas providências para não ter problemas!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Boas informações e com certeza serão bem aproveitadas, pois temos que cuidar de nossos conteúdos protegendo com backup, ainda mais nesses tempos em que parece que sempre vai ter alguém (não sei o porque) querendo fazer uma maldade
    Obrigada por compartilhar

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo post, adorei saber como resolver essa situação nada agradavel, obrigada esse post é de geande ajuda. Sucesso, beijos

    ResponderExcluir
  13. Essa dica é de ouro amiga, tem pessoas que perdem mesmo tudo por não saber como fazer backup do conteúdo, amei seu post.

    ResponderExcluir
  14. Olha que legal
    acabei de aprender mais uma
    muito obrigado
    bjs

    ResponderExcluir
  15. adorei essa sua dica super util gata bjus

    ResponderExcluir
  16. Nossa eu nunca tinha parado para pensar nisso, poxa que chato para sua amiga, mas não sabia destas formas de recuperar o conteúdo do Blog, já fica guardado aqui na minha caxolinha, rs . Um Abraço <3

    ResponderExcluir
  17. Que super dica você compartilhou com a gente, não sabia que dava para fazer backup.
    Vou tentar fazer o passo a passo para salvar meus conteúdos.
    Obrigada por compartilhar essa dica com a gente.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? Nossa que dica ótima, acabei de salvar o conteúdo do meu blog, obrigada, você me ajudou muito. Sucesso.
    www.moreninhabsica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas!!! Muito uteis mesmo!! Todo dia acontece com alguém!! Obrigada pela partilha!!

    ResponderExcluir

Ficaria muito feliz em saber o que você achou deste post. Então, não deixe comentar.
Isso é um incentivo ao meu trabalho.
Ao comentar lembre-se de algumas coisas:

• Respeitar ao próximo é primordial.
• Expor suas opiniões? pode.
• Fazer criticas? pode. Desde que sejam construtivas.

Adoro ver comentários, por que vejo que vocês estão lendo meus posts, gostando ou não; gosto de saber que alguém leu. :)

© CHARMOSAS IDEIAS - 2019. Todos os direitos reservados. Criado por: Analu Andrade. Tecnologia do Blogger. imagem-logo